FAQ

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

shutterstock_284271632

Oi, pessoal! Tudo bem?

Preciso da ajuda de vocês. Simplesmente não estou dando conta de responder a todos os emails e mensagens. Não gosto de deixar ninguém no vácuo…isso é chato e pode parecer falta de consideração. Mas tem sido falta de tempo mesmo.

Como eu recebo muitas perguntas repetidas por email e mensagem, resolvi reunir, aqui, as top top de todas. Assim, fica mais rápido e fácil pra todo mundo. O que vocês acham?

Lá vai!

1) Quem é você, pessoa?

Prazer, eu sou a Andréa. Sou jornalista formada, mas trabalhei, por muito tempo, com marketing em grandes multinacionais. Parei de trabalhar para me dedicar exclusivamente ao Theo, meu filho, algum tempo depois dele ser diagnosticado com autismo. Sou mais conhecida como “a mãe do Theo“.

2) Com qual idade e como seu filho foi diagnosticado? E por que “Lagarta Vira Pupa”?

Expliquei o nome do blog AQUI. Falei sobre o diagnóstico AQUI. E também tem o vídeo com a história do Theo AQUI.

3) Quem pode diagnosticar o autismo? Quem diagnosticou o Theo?

Você deve procurar um psiquiatra infantil ou neuropediatra. Theo foi diagnosticado pelo neuropediatra Salomão Schwartzman, mas temos uma lista grande de médicos recomendados pelas mães AQUI.

4) Por que vocês foram morar no exterior?

Por questões profissionais do meu marido. Primeiro fomos pra Londres e, depois, pra Estocolmo, onde moramos atualmente.

5) Como faço para desfraldar o meu filho?

Contei minha experiência com isso AQUI.

6) Seu filho toma medicação? Não. Só melatonina para dormir. Você pode ler relatos de mães sobre medicação (inclusive nos comentários) nesse post AQUI.

7) Seu filho faz dieta ou tratamento biomédico?

Theo não faz dieta. Por enquanto não vimos necessidade. Se você quiser tentar a dieta sem glúten e sem caseína, dê uma lida no blog Estou Autista. Há várias dicas por lá.  De qualquer forma, acho super válido observar, fazer um diário alimentar e pedir ao médico para checar alergias alimentares de todas as crianças autistas. Quanto ao resto do biomédico, pessoalmente, não acredito na parte das intoxicações. Mas acredito, sim, que alguma suplementação pode ser benéfica dependendo de cada criança. Theo começou a tomar GABA e ajudou demais no sono dele. Está, finalmente, dormindo a noite inteira. Mas essa é a NOSSA experiência. NÃO DÊ MEDICAÇÃO OU SUPLEMENTO SEM CONSULTAR UM MÉDICO.

8) Qual o grau de autismo do Theo? Ele fala?

Theo, por enquanto, é autista severo não verbal (não fala). Ele repetia frases de músicas até os 3 anos de idade. Depois, foi perdendo o resto da fala. Hoje em dia, só fala “má” (para mais) e “mamã”.

9) Meu filho é não verbal e a fono não quer usar PECs pra não atrasar mais a fala. O que você acha disso?

A sua fono precisa rever os conceitos. Leia AQUI.

10) Estou com muita dificuldade em achar uma escola que aceite o meu filho. Você tem alguma indicação?

Temos uma lista só com indicações de mães do Brasil inteiro AQUI.

11) Como lidar com a dor pós diagnóstico?

Dando tempo ao tempo, aceitando seu filho e se cuidando (se necessário, com a ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra). Se você acabou de receber o diagnóstico do seu filho, vai gostar desse texto AQUI.

12) Por que você só fala da parte boa e do lado cheio do copo?

Porque não quero expor meu filho ainda mais. E não quero que ele se envergonhe de nada que está escrito aqui quando for mais velho. E porque acredito que a vida é como a gente pinta. Prefiro focar no lado bom.

13) Você acha que trazer a Lola pra casa foi uma boa ideia?

Falei disso AQUI e AQUI. Lembre-se sempre de que cachorro não é brinquedo! Não é algo que a gente leva pra casa e, depois, muda de ideia!

14) Posso clicar no botão compartilhar para divulgar seus textos no Facebook? 

Sim! Sem dúvidas!

15) Posso copiar um texto seu e colar no meu Facebook ou no meu blog?

Você pode desde que:

a) Peça autorização

b) Coloque, de forma clara e legível, o link para o texto original no início ou no final.

Cópia não autorizada é um delito chamado “contrafação”. Você pode ler mais sobre isso AQUI.

Cópia onde não se cita o autor É PLÁGIO, e é crime tipificado pela Lei de Direitos Autorais!

16) Posso usar suas fotos?

Somente com autorização.

17) Em que tipo de escola o Theo está?

Theo está em uma classe especial dentro de uma escola regular. Eu acredito muito na inclusão. Mas acredito, também, que cada caso é único. Aqui, esse esquema tem sido o melhor pra ele. Cabe a cada um analisar sua situação e decidir pelo melhor.

18) O que você acha de ABA?

Super válido e uma grande ajuda. Desde que…leia AQUI.

19) Preciso de fono e terapeuta ocupacional para o meu filho. Onde procuro?

Bem AQUI!

20) Os médicos não dão um jeito de fechar o diagnóstico do meu filho. O que fazer?

Esperar vendo a vida passar, jamais! Mesmo sem o diagnóstico fechado, a criança já pode e deve receber intervenção! Veja a nossa lista de fonos e terapeutas ocupacionais AQUI e comece ontem!

21) É verdade que TDAH não existe?

Eu sou a prova viva de que existe. É um transtorno já observado há muito, muito tempo. Se quiser saber mais, leia AQUI.

22) Queria muito ter outro filho. Ele também pode vir autista? Devo arriscar?

Sim, se você já tem um filho autista, há maiores chances de vir um segundo. Um estudo nos Estados Unidos mostrou que a incidência de autismo na população geral é de 1 em cada 68 crianças. Para quem já tem um filho autista, cai para 1 em 5. A minha decisão foi de parar por aqui. Mas é algo pessoal e intransferível. Se você pensa em ter mais um filho, leia o que escrevi sobre isso AQUI.

23) Você pode me passar seu whatsapp ou Skype pra conversarmos?

Infelizmente, preciso manter alguns canais pessoais – só para amigos e família – porque o blog já me demanda um bocado de atenção. Mas vocês me acham sempre na fan page , no Instagram e no Snapchat!

24) Estamos ajudando a divulgar a campanha que a mãe do X está fazendo para arrecadar dinheiro para o tratamento dele. Você pode ajudar divulgando no seu blog ou fan page?

Gente, eu não posso. Primeiro, porque recebo vários pedidos desses por semana. Os seguidores do blog iam até ficar confusos acerca de quem ajudar. Segundo porque, infelizmente, há muita picaretagem no mundo. E eu não tenho a menor condição de checar se as campanhas são verdadeiras, se a criança existe, se o tal tratamento faz sentido, ou se o dinheiro vai ser usado pra isso mesmo.

25) Você pode divulgar nosso evento de autismo na sua fan page, por favor?

Recebo, diariamente, vários pedidos de divulgação de eventos, cursos, workshops, campanhas, e muitas outras coisas ligadas ao autismo. Infelizmente, não tenho a menor condição de checar um por um quanto à qualidade, idoneidade, se é pago, se é caro, se é justo. E o número é tão grande que a página acabaria virando um caderno de “classificados”, pipocando toda hora na timeline de vocês e perturbando um bocado.
Portanto, optei por não fazer divulgações desse tipo na fan page. Sempre oriento todos os solicitantes a fazerem esse tipo de divulgação nos vários grupos de pais aqui mesmo no Facebook.

25) Como fazer pra que o meu filho olhe para a câmera na hora da foto?

Respondi essa recentemente. Aí vai!

print

26) Você sabe o que fazer em todas as situações de aperto com o Theo?

Não. NÃO! Estou longe, muito longe de ser a pessoa mais expert em autismo no Brasil. Passamos uns bons apertos aqui e eu peço ajuda a algumas amigas que sabem BEM mais do que eu, como a Marie Dorion, por exemplo. Vale a pena vocês checarem o blog dela, o “Uma Voz Para o Autismo“. A Fausta Cristina é outra grande amiga com quem aprendo todos os dias! O blog dela é o “Mundo da Mi“.

UFA! Acho que deu, né?! Então tá!

A lista pode ir aumentando. Tudo depende do que for chegando aqui!

 

Imagem: Shutterstock

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.