Uma dica preciosa para o desfralde noturno

Eu ia dizer que o post é “off topic”, mas não é, não. Desfralde é um terror pra todo mundo. Talvez um pouco mais para as mães de crianças autistas.

Já falei sobre a retirada da fralda diurna NESSE POST. Agora, a dica vai para a retirada da fralda noturna!

Aprendi esse truque em um grupo de mães que participo no Facebook e foi tão bom aqui em casa que preciso compartilhar com vocês.

Desde que tiramos a fralda diurna, notamos que a fralda noturna dele amanhecia, quase sempre, seca. Resolvemos arriscar a retirada dela e não nos enganamos. Quase nunca acontecia algum acidente!

Acontece que tiramos a fralda (tanto diurna quanto noturna) do Theo em outubro de 2011 – quando o tempo já estava bem mais quentinho. Com o frio chegando, em 2012, a história começou a mudar. E os “acidentes” aumentaram.

O friozinho, como todo mundo sabe, faz a gente suar menos e, por consequência, aumenta a vontade de fazer xixi. E o colchão do Theo sofreu bastante nesse período…

Apartamento novo e cama nova pro Theo. Pensamos que o colchão novinho sofreria poucos ataques, já que ele veio, também, no verão. Acontece que um novo fator entrou em cena: a natação. Não sei quantos litros de água o Theo tem engolido naquela piscina, mas sei que os acidentes quadruplicaram e o colchão novo já estava começando a ficar comprometido.

E aí veio a dica: fralda de cachorro. Ui! Ou “tapete higiênico para cães”, se vocês preferirem.

Você compra em qualquer Pet Shop. Como eu não conhecia marca nenhuma, optei pelo tapetinho com maior dimensão. E voilá!

Imagine uma fralda de bebê aberta, sem elástico, em formato retangular e grande. É isso! Absorve todo o xixi, não deixa vazar e tranforma aquilo tudo em gel.

 

À esquerda, como ele vem (dobradinho). À direita, já colocado na cama.

À esquerda, como ele vem (dobradinho). À direita, já colocado na cama.

 

Optei por colocar o tapetinho entre o protetor de colchão (que, no fundo, não protege é NADA) e o lençol. Se colocasse sobre o lençol, conhecendo o Theo, ele não deixaria ficar lá!

O tapetinho vem com um adesivo em cada extremidade, que ajuda a fixar no lugar. É só mirar, mais ou menos, onde você acha que vai ficar o bumbum da criança na cama.

Não me incomodo em lavar lençol de xixi todo dia, mas colchão fedido não dá! E o colchão do Theo está intacto desde que começamos a usar isso!

O mais incrível é que ele absorve o xixi tão rápido que o lençol acaba secando em tempo recorde também. O Theo, algumas vezes, chegou a tirar a cueca molhada e voltar a dormir na cama, que estava seca, sem ir nos acordar às 3 ou 4 da manhã (o que era um dos maiores problemas dos “xixis noturnos”).

O pacote que eu comprei vinha com 30 unidades e custou R$ 56, mas acho que dá pra encontrar mais barato em um lugar tipo a Cobasi.

Dizem que também dá pra comprar tapetinhos como esses, só que maiores, nessas lojas que vendem materiais hospitalares.

Espero que a dica seja útil! Aqui em casa, ela salvou o colchão do Theo! :)

 

  • Mary Farah

    Nossa! Fantastica a ideia, Andrea. Eu já havia pensado nisso, mas não tinha certeza de que funcionaria! Obrigada!

  • Monica

    Ótima dica adorei! Obrigada por compartilhar! :)

  • Alice

    Eu já uso ha temposla em casa, mas existe oprotetor de cama, exatamente igual a isso. Aqui no rio encontro da marca Adultcare Custam mais baratas q a de cachorro e vem em maior quantidade.

    • Erica

      Alice, por favor, me diga onde vc compra no rio e se puder me dê o contato. Nao estou conseguindo encontrar pelos sites de busca. Grata

  • Lelê

    Oi Andrea, é a primeira vez que escrevo mas acompanho o seu blog já há algum tempo. Tenho um filho de 6 anos que não é altista mas o assunto me interessa muito… Adoro ler seus posts!!
    Gostaria de compartilhar a minha experiência com o ” tapetinho”. Quando tirei a fralda noturna do meu filho achei que seria o ideal, no entanto, os acidentes não diminuíam então quando questionei ao pediatra ele me disse que a fralda por ser tão eficiente não deixa a criança molhada a ponto de incomoda-lá e assim ela não registra que não deve fazer xixi na cama ????.
    Na época fique desapontada pensando na trabalheira e ai acabei achando nessas lojas de material hospitalares um plástico fino com elástico , igual ao lençol de baixo da cama sabe? Para proteger o colchão. Ele é ótimo pois não faz barulho e não esquenta e qdo ocorre acidentes coloco o lencol para lavar, seco o plástico e passo alcool e logo já consigo refazer a cama…
    Beijocas e obrigada pelo que me oferece com esse blog…

  • https://www.facebook.com/shandra.oliveira.3 SHANDRA O NUNES

    Obrigada!!!!!!!!Vou trocar o colchão que está acabado e fazer isso!!!!!!.

  • Patricia

    No meu caso é exatamente o contrário,ele se libertou das fraldas noturnas,n faz xixi enquanto dorme nem durante o dia,nem á noite,dorme tranquilamente de cueca,porém durante o dia n faz xixi no pinico…

  • Grazielle

    muito bom !! obrigada pela dica

  • Alcione

    Muito legal, adorei aprender;

  • Aline

    Oi tudo bem? Me
    Diga… Como vc conseguiu tirar a fralda do seu bb? Como conseguiu leva-lo ate o vaso? Eu to passando por momentos dificeis ja tem uns 6 meses e n consigo nada. Ta dificil. Meu filho tira a fralda sempre q quer fazer coco mas n aceita q a gente toque nele nesse momento. Se ameaçar levar ao banheiro acho q ele pensa q eh p dar banho e se joga, bate a cabeça no chão, faz mta birra e quer bater na gente. Nossa, ta super dificil. Me da um dica. Ja li tanta coisa e pergunto p terapeutas mas nada adianta. Na pratica eh tao dificil.

  • http://www.maurotatini.com mauro tatini

    Nós temos um casal, Max de recém 5 anos, e Leah de quase 4. O mesmo problema acontece. Só que com o Max, foi mais fácil – eu trouxe o colchão dele que ele tem desde que nasceu, em NY. Um trampo, mas valeu a pena: o colchão é, além de mais barato que o mais vagabundo dos colchoes daqui, impermeável, mas sem ser de plástico. Nao pega nada, nao tem cheiro, e a gente enxuga com o próprio lençol (quando no meio da noite), vira de lado e coloca o outro lençol, em menos de 1 min ele tá deitado de novo, no seco. Com a leah, ela veio muito pequena, e nao tinha colchao ainda. Agora que desfraldou, nem sempre tem sol pra secar o colchao. Entrei online e fiz uma pesquisa, achei uns pads geriátricos. Essencialmente a mesma idéia que voce falou, só que tem de todos os tamanhos, com absorção (e retençao) de até 3 litros de liquido, e o melhor de tudo, laváveis! O da leah já foi pra maquina pelo menos umas 100 vezes, e parece novinho. E nunca vazou. Se voces conhecem alguem que vai viajar, peçam – vale a pena, e ninguem se recusaria. Eu vou comprar mais um pra poder nao precisar correr com o lavar e secar desse. Custa de 10 a 30 dolares, na amazon. (tentei colocar um lnk mas nao deixou – é só fazer um search de pad for bedwetting ). Beijos.

  • mauro tatini

    tentei deixar comentário 4 vezes, mas nao deixa. Enfim, tem pads para bedwetting na amazon que sao lavaveis e seguram até 3 litros de liquido. Tenho um que ja foi lavado pelo menos 100 vezes e parece novo. E nunca vazou. Depois tento deixar o comentario todo.

  • Mariana Matecki

    Caracas, vou comprar hoje mesmo!!!!

  • Socorro Vieira

    Nossa, perfeito! Vou comprar para a cama do meu filho.

  • http://www.maegeek.com Gisela Blanco

    Gente, que dica ótima! Acabei de escrever um post sobre o desfralde noturno do meu filho, que veio até antes do que eu pensava. Mas ele ainda tem alguns acidentes, então vou usar esse truque. Obrigada!