E aí vai um vídeo que gravei no final do ano passado para um congresso de autismo online.
Compilei nele dicas que considero bem importantes para pais que acabaram de receber o diagnóstico de autismo de um filho ou filha. É quase uma bússola que eu adoraria ter recebido quando tivemos o diagnóstico do Theo!
Espero que vocês gostem e que seja útil!
P.S: se você gostar, não deixe de se inscrever no meu canal para receber notificações de vídeos novos! 🙂
Bom dia Andréa, meu nome é Cristiano Frois, sou pai do Bernardo tem 4 anos, atualmente me separei da minha ex esposa Juliana que vive hj com ele, o Bernardo quando tinha cerca de 1 ano , a 1 ano e meio, ele tinha comportamentos ” estranhos” que associamos a possibilidade do autismo, hj ele está com profissionais para tentar fechar o diagnóstico, passou pelo neuro que não detectou nenhum problema neurológico , está com a psiquiatra e psicóloga , seu padrão de comportamento mostra que ele tem dificuldades em estar em ambientes nos quais ele vai a primeira vez , ou por ex tem medo de entrar em elevadores, não gosta de ficar perto de pessoas que não conhece e até mesmo de algumas que conhece mas não tem muito convívio, a fala dele é um pouco atrasada, ele fala palavras soltos como, suco, papá, pão de queijo , xixi,… Nunca fala uma frase completa, ” papai me dá suco” tem uma memória invejável, canta músicas inteiras no ritmo certo, é fissurado por letras e números e tem uma mania de ficar batendo as mãos como se fosse palmas , isso tudo me leva a crer que possa ser autismo . Hj ele frequenta escolinha, sabe o nome das professoras , apesar de não gostar muito mas já fica dentro da sala com os coleguinhas , lancha junto deles , mas não é de interagir muito , o convívio com a mãe é normal na medida do possível mas ela me passa que ele é ansioso e às vezes agressivo e morde ela, quando eu o pego nos meus dias de visita , comigo ele é um menino super tranquilo , brinca come bem, canta e nunca foi agressivo ou me mordeu ou algo do tipo, o fato de te escrever e primeiramente de agradecer as postagens que tem me ajudado , porque soube desse provável diagnóstico tem uma semana , e meu mundo caiu , choro todos os dias , quando o vejo e me culpo por ele ser assim , é o pior é que o evito, tamanha a culpa que sinto, estou com depressão , porque o amo tanto que sofro pensando na possibilidade dele sofrer com isso, hj estou sem rumo porque fico pensando que poderia estar com ele , mas ele está com a mãe que é uma pessoa difícil de se lidar e que acaba por fazer tudo , os tratamentos com ele sem minha presença e fico de longe me sentindo culpado, bom desculpa o tamanha do texto é só um desabafo de um pai desesperado que ama seu filho e que o mundo caiu ao saber desse problema, caso possa manter contato com algumas dicas meu e-mail é. crisfroisbh@gmail.com (31)99143-2788 . Muito obrigado , fique com Deus!
Ola, tb acompanha a Andreia e so posso dizer a vc força, muita força, continue lutando!! Se a nossa missão é essa , que façamos o melhor!
Quem somos hj, não determina quem seremos amanhã, por isso devemos ajuda-los no que for possível p que possam crescer e viver o mais próximo do normal possível como acontece com inúmeros autistas. Entendo a sua dor mas creia em Deus e creia na sua missão como um pai especial que tem um filho ainda mais especial. Vai dar tudo certo!
Amém, Lídia, muito obrigado pelas suas palavras, realmente está sendo muito difícil esse momento , mas Deus não nos dá nada que não possamos suportar , tenho fé que tudo vai dar certo e que vou conseguir fazer o melhor para o meu filho.
Um grande abraço a sua família e fique com Deus!
Olá, acabamos de receber o diagnóstico do meu filho. Vitor tem 2 anos e 9 meses, muito esperto, inteligente, carinhoso, um amor. Entrou na escola esse ano e logo fomos chamados para um reunião, ele fala, mas não conversa, repete muitas coisas, mas não forma muitas frases. A escola recomendou a fono, e a fono a neuro. Vitor não gosta de olhar nos olhos, como não percebi isso antes? Adora rodar e olhar as estrelas, achava até bonitinho, ainda acho, mas nunca imaginei q fosse uma característica do autismo. Pois bem, aqui estou eu, com uma ferida aberta em meu peito, mas disposta a fazer de tudo pra ajudar meu amado. Além disso tenho q lidar com meu marido, que está recebendo muito mal tudo isso, pessimista, mal está se alimentando… Tem apenas dois dias de diagnóstico. Acho q ele precisa de mais tempo. Vou acompanhar o blog, toda ajuda é bem vinda.
Adorei o video Andrea. Otimas dicas pra quem esta entrando nesse universo. Meu filho tem 6 anos, recebi o diagnostico quand ele tinha de 3 pra 4 anos. Moro fora do Brasil e Gracas a Deus aqui ele recebe bastante ajuda como phono, to, aba e hoje ele ja eh outra crianca. Intervencao quanto mais cedo melhor eh, essa eh a minha melhor dica. Bjs pra vc e pro Theo.??
Boa noite . Sou Cristina gostei muito das suas dicas meu caçula João Miguel de 2 anos foi diagnosticado como autista estou me sentido perdida sem chão pois quero ajuda – Lo e não sei como . Parabéns pelo trabalho de ajudar outras mães nessa caminhada.
Muito obrigada! Foi um carinho a mim poder assistir isso.
Recebemos em dezembro de 2016 o diagnostico do meu principe e desde então me sinto perdida mas ao msm tempo determinada.
Ola andrea é muito bom poder ver estes vídeos que você posta e que nos acalentam o coração, meu filho Rafael tem 4 anos foi diagnosticado com síndrome de asperger em outubro tem sido muito duro para nós toda esta situação para piorar a situação o meu bebé de 17 meses que estava a evoluir muito bem começou a regredir bastante chegando ao ponto de deixa
r de falar, atirar beijos, dar chau, apontar ja fizemos uma avaliação e tudo leva a crer k tenha o mesmo problema que o irmão. Estou de rastos me acabando por dentro, mas ao mesmo tempo tento sorrir e disfarçar que esta tudo bem porque não quero que eles me vejam triste obrigada pela força e coragem que nos dá em todos os seus posts
oi Andrea minha filha foi diagnosticada com autismo. estou muito preocupada porque ela e extremamente agressiva com crianças com animais grita muito e ainda e surda. estou desesperada
Oi, Danny! Ela está tendo acompanhamento de uma fono boa? Seria legal ver comunicação alternativa!
Andréa, estou acompanhando seu blog com vivo interesse. Esse vídeo que vc fez é maravilhoso. Parabéns pelo trabalho. Estou super grata pelas informações que tenho tido acesso pelo blog.