top of page

Autismo leve, moderado ou severo? (vídeo)

O que significa ouvir de um médico que seu filho tem autismo leve, moderado ou severo? O autista severo tem “mais autismo”? E o autista leve tem menos dificuldades? Como é isso na prática?

Viver no mundo do autismo é ver “tretas” por todos os lados. E uma das mais frequentes que eu vejo é a velha briguinha do “é fácil você falar porque seu filho é autista leve” ou “porque você é autista leve”. Isso é justo? Ou isso faz sentido? Afinal, o quanto dói a dor do outro?

E a quantidade de crianças diagnosticadas como “autistas leves” no Brasil? Será que faz sentido dizer que uma criança de 2 anos de idade é autista leve ou severa?

Este é o assunto do vídeo de hoje. Nele, eu explico um pouco o conceito dos níveis (ou graus) de autismo, falo sobre as principais dificuldades enfrentadas por cada um, e sobre a importante busca pela autonomia de nossos filhos.

Gostou? Deixe seu “joinha” no youtube e não deixe de se inscrever no canal clicando AQUI e, depois, no botão vermelho embaixo do vídeo onde está escrito “inscrever-se”! Quem se inscreve recebe a notificação do vídeo antes que eu o divulgue nas redes sociais! <3


P.S: Há alguns anos, uma mãe – a Nanci Costa – escreveu aqui no blog sobre as dificuldades da filha, Alana, que é autista leve. Vale a pena ler o relato para desmistificar algumas questões!

Comentarios


bottom of page