top of page

Como fazer um cartão informativo sobre autismo

As pessoas me perguntam como eu reajo quando o Theo faz os barulhos dele em um avião, por exemplo, e as pessoas encaram. Eu respondo que depende de duas coisas:

  1. Do meu humor no dia em questão

  2. Do tipo de olhar

Vamos começar pelo olhar. Se ele for rápido, simplesmente aquele reflexo involuntário de quem ouviu um som diferente, eu não me incomodo. De verdade. Se for insistente, principalmente aquele que passa a mensagem “o barulho do seu filho está me incomodando”, aí entra a parte do humor. Se eu estiver de bom humor, simplesmente ignoro. Se eu estiver de mau humor, eu encaro a pessoa na mesma proporção fazendo a maior cara de louca que eu conseguir. Tem funcionado. 🙂

A terceira opção aqui é usar esse tipo de situação para informar e educar. Muita gente não sabe mesmo o que é autismo e simplesmente julga nossos filhos como mal educados ou sem limites. E é aí que vêm os olhares que nos incomodam tanto.

Se você estiver disposto/a a espalhar a conscientização, aqui vai uma dica. Faça um cartão informativo, imprima e leve onde achar necessário. Eu fiz um modelo adaptado em cima de uma sugestão da maior ong de autismo do Reino Unido, a NAS (National Autistic Society).

Slide2

Você pode imprimir frente e verso ou do jeito que achar melhor.

Esta é uma sugestão. Você pode mudar o texto pra algo mais adequado ao comportamento do seu filho ou filha.

Da mesma forma, o site no final onde escrevi “mais informações” não precisa ser o meu. Pode ser qualquer outro em que você confie. Seu filho não tem autismo mas tem qualquer outra deficiência

Também dá pra adaptar! Combinado? Espero que seja útil pra vocês! 😀  

P.S: se quiser conhecer o trabalho da NAS, clique AQUI

bottom of page